Primeira tareafa encerrada

CHEGOU!

3ª GINCANA CULTURAL EDP

XÔ DESPERDÍCIO!

Que tal produzir um vídeo bem legal para o Youtube,

ajudar seu bairro, sua cidade e além de tudo poder ganhar

um presentão para sua escola? Demais, não?

UMA TAREFA: MUITOS OBJETIVOS

Tente imaginar o mundo sem energia elétrica. É muito difícil. A energia elétrica está em todos os campos de nossa vida. Ela é tão presente no nosso cotidiano que às vezes...esquecemos que ela existe!

A eletricidade é invisível – não tem cheiro, não tem cor – mas, o simples ato de tocarmos o interruptor de uma lâmpada, acionamos um fantástico sistema que nos garante a energia para acendê-la. Esse sistema envolve usinas, milhares de quilômetros de cabos organizados numa complexa rede de transmissão e de distribuição de energia, mantida por uma porção de gente especializada. Para saber mais sobre geração, transmissão e distribuição.

Por todas as vantagens que nos oferece e pelo esforço necessário para sua produção, a energia elétrica é um bem precioso para a humanidade.
É preciso fazer bom uso da eletricidade e acabar com todas as formas de desperdício. Xô Desperdício!

SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR

Esse é o tema da 3ª GINCANA CULTURAL EDP que tem como única tarefa a produção e envio de vídeos que mostrem AS VÁRIAS FORMAS PARA EVITAR O GASTO DESNECESSÁRIO DE ENERGIA ELÉTRICA.

APRENDER E BRINCAR

Se você já explorou o site www.boaenergia.com.br sabe que temos muitas dicas para otimizar o uso da energia elétrica. Por exemplo na seção Bom uso da energia você pode descobrir as características dos principais eletrodomésticos de uma residência e verificar a forma correta de utilizá-los.

Outro bom jeito de aprender dicas contra o desperdício enquanto se diverte, é a série de jogos que você encontra em Jogos e atividades. Lá você encontra o Esquadrão de combate ao desperdício onde uma família deve fazer as escolhas certas para evitar o desperdício. Tem também o Mico do desperdício e o Escolha certa, experimente! Temos certeza que a todos vão adorar!

SEGURANÇA

Já dissemos a eletricidade está por todo lado, mas ninguém a vê. Por isso precisamos ter muito cuidado ao lidar com ela. Aparelhos mesmo desligados podem dar choque, fios caídos na rua podem matar, empinar pipas próximo da rede elétrica pode causar acidentes e muito mais. Por essas e muitas outras razões, o bom uso da energia também significa utilizá-la com segurança.

Não deixem de pesquisar sobre esses temas. É importante que os vídeos enviados para a 3ª GINCANA CULTURAL EDP tragam alertas sobre os cuidados que se deve ter ao consumir energia elétrica. Para saber mais sobre segurança clique aqui.

ESTAMOS AÍ!

Com esses comentários esperamos ter ajudado você e seus alunos na elaboração da tarefa “Sabendo usar, não vai faltar”, proposta pela 3ª GINCANA CULTURAL EDP. Agora, se ainda restar alguma dúvida, você sabe, faça contato pelo e-mail: gincana@boaenergia.com.br

Lembre-se, o período para realização das tarefas e envio do vídeo de 26/08/2019 a 08/09/2019. Não deixe pra última hora.

Boa sorte e estamos aguardando o seu vídeo!

Nos vemos no YouTube!

GINCANA CULTURAL XÔ DESPERDÍCIO:
Três versões de um grande sucesso!

O uso intensivo que o público-alvo do Projeto “Boa Energia nas Escolas”, desenvolvido anualmente pela EDP Distribuição São Paulo, faz dos smartphones e das redes sociais, nos sugeriu que deveríamos buscar uma ação que contemplasse essa tendência, bem como um novo paradigma de interatividade onde o usuário final é quem produz o conteúdo.

Assim nasceu a ideia de uma Gincana Cultural totalmente digital com os seguintes objetivos:

  1. Proposta de tarefas para divulgar e estimular o uso correto da energia elétrica nas escolas dos vários municípios atendidos pela EDP SP e participantes do Projeto “Boa Energia nas Escolas”..
  2. Premiar o maior número possível de escolas com sistemas que promovam a geração de energia por uma fonte renovável e que auxiliem no uso racional de energia elétrica.
  3. Prover a comunidade escolar de suporte didático e operacional.
  4. Garantir acesso ao maior número possível de usuários, além dos limites das instituições de ensino.
  5. Estabelecer um rankeamento objetivo, apoiado exclusivamente nos votos obtidos pelos concorrentes e indexado ao tamanho de cada comunidade.

A junção de todos esses objetivos sinalizou o modelo que foi implementado: Uma grande Gincana Cultural, onde os próprios alunos das escolas inscritas e representadas por Professores/as Líderes pudessem produzir vídeos alusivos ao fantástico mundo da eletricidade e as formas de combate ao desperdício de energia.

As escolas se encarregariam de fazer o upload do material para que os vídeos fossem publicados numa página especialmente dedicada à Gincana no Youtube, para que pudessem receber os “likes” ou “curtidas” da sua comunidade, do seu município, do seu país. Do mundo...

Para que o processo garantisse o gerenciamento e a transparência de toda a operação, a estratégia adotada foi o poderoso ferramental disponível na própria plataforma do Youtube.

Foi um tiro certeiro. Semanas depois do lançamento da 1ª Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! contávamos com centenas de vídeos publicados e milhares de visualizações e curtidas, não só da área de concessão da EDP SP mas, para nossa surpresa, de países como Estados Unidos, Japão, Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Reino Unido, Colômbia, Australia, Canadá, entre outros.

Na primeira versão da Gincana, 10 escolas foram premiadas, mas, sem sombra de dúvidas, todos foram vencedores...